Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem do Sector Automóvel, com sítio em www.arbitragemauto.pt e sede na Av. República,44 - 3º Esqº, 1050 194 Lisboa

Renault EZ-PRO: Robô, elétrico, conectado, autónomo e partilhado para o transporte e entregas na cidade

01/10/2018

O EZ-PRO é a visão do Grupo Renault do futuro da distribuição urbana. Um concept elétrico e autónomo composto por ‘pods’ conectados e partilhados, que se adaptam a uma grande variedade de utilizações e de formatos. O EZ-PRO está alinhado com as cidades inteligentes do futuro, reduzindo a circulação e a poluição. O design dos ‘pod’ foi concebido para minimizar o seu impacto visual e favorecer a sua integração na paisagem urbana. O EZ-PRO faz parte de uma série de protótipos de veículos-robô da Renault centrados sobre os serviços de mobilidade urbana e partilhada.

O Renault EZ-PRO é um «veículo-robô» 100% elétrico, conectado, autónomo e partilhado, que se destina ao transporte e à entrega de encomendas na cidade. Este conceito futurista é composto por um ‘pod principal’ e um ou vários ‘pods auxiliares’, baseados na mesma plataforma altamente personalizável e que pode ser adaptada a uma grande diversidade de utilizações e formatos.

O ‘pod principal’ recebe um assistente humano, que efetua a supervisão da entrega dos produtos e dos serviços.

O ou os ‘pods auxiliares’, modulares e totalmente personalizáveis, circulam atrás do ‘pod principal’ em pelotão (modo «platooning»), ou de forma independente, até ao ponto de entrega.

Para os profissionais

O EZ-PRO representa uma solução de transporte de produtos ou mercadorias e de fornecimento de serviços adaptada a uma vasta gama de exigências comerciais específicas. Destina-se, assim, aos especialistas da distribuição e da logística do último quilómetro, mas também aos artesãos, empresários e comerciantes que exercem atividade na cidade e no centro urbano.

Partilhado

O EZ-PRO é uma solução partilhada. Significa que um pelotão de ‘pods’, que parte do mesmo terminal («hub») e é gerido pelo mesmo operador, pode transportar diversos tipos de produtos e de mercadorias, tendo cada ‘pod’ o seu próprio ordenador, temática, cliente e local de entrega. Da mesma forma, um mesmo ‘pod’ pode efetuar uma série de entregas para uma loja online e uma outra para uma loja diferente. Por fim, os ‘pods’ podem ser «alugados», temporariamente, pelos respetivos proprietários a uma plataforma, consoante a respetiva configuração e as necessidades de entrega identificadas. Estes cenários partilhados contribuem para maximizar a produtividade dos ‘pods’ e limitar os custos de distribuição.

Um design funcional e centrado no ser humano

Um ‘pod’ principal autónomo

‘Pods’ auxiliares sem condutor

Ao serviço dos profissionais e do ecossistema do último quilómetro

Concebido para estar ao serviço dos profissionais da logística e da distribuição, mas também de artesãos, empresários e comerciantes, o Renault EZ-PRO permite uma grande variedade de utilizações e oferece uma flexibilidade adaptada ao ecossistema do último quilómetro, em ambiente urbano.

Pronto para ir a todo o lado

Mais baixo, mais estreito, mas também mais ágil do que um veículo dito normal, graças à plataforma elétrica, ao chassis 4CONTROL de quatro rodas direcionais e às tecnologias autónomas, o Renault EZ-PRO facilita a definição de novos planos de entrega nos centros urbanos.

Múltiplas utilizações

Um simples duo ‘pod principal’ + ‘pod auxiliar’ pode ter múltiplas utilizações, para um mesmo local e com a mesma hora de entrega. Embalagens mais ou menos volumosas que podem ser recolhidas pelo próprio, objetos frágeis, valiosos ou importantes que serão entregues por mão própria pelo assistente, etc. Já não é necessário limitar as passagens, no mesmo dia, dos veículos de distribuição.

Easy Parking

Enquanto o assistente efetua a entrega, o ‘pod principal’ poderá estacionar-se, de forma autónoma, num lugar disponível que detetou graças ao GPS e às suas funções conectadas. Durante este tempo, não ocupará uma via de circulação, em dupla fila, nem o espaço destinado aos peões no passeio. Dirigir-se-á ao local que lhe for indicado pelo assistente, uma vez efetuada a entrega.

Para todos

Dado que pode estacionar, consoante a utilização, em locais tão variados como um parque de estacionamento, um lugar no exterior ou no pátio de um prédio, o EZ-PRO adequa-se a todos os potenciais utilizadores finais, sejam eles particulares ou profissionais, destinatários de uma encomenda ou clientes da prestação de um serviço.

Disponibilidade

O Renault EZ-PRO pode efetuar entregas a pedido, mas também estar disponível apenas algumas horas, meio dia ou um dia inteiro no mesmo local. Os destinatários das encomendas podem, assim, escolher o momento de as recolher, consoante o tempo de que dispõem.

Duplo sentido

A presença do assistente permite ao EZ-PRO assegurar, igualmente, serviços de devolução de embalagens ou de envio de correspondência registada. Também pode, num dado ponto de entrega, receber novas mercadorias para as entregar noutro local. O tempo livre de que dispõe, graças às funções de condução autónoma, permite-lhe tratar, administrativamente, destas situações.

Uma novíssima experiência de entrega para os destinatários

Entregas rápidas, flexíveis e rigorosas, que podem ser seguidas e controladas, em tempo real, através de ferramentas digitais: estas são as novas expetativas dos consumidores que encomendam e aguardam a receção de uma encomenda. As características e o funcionamento do protótipo EZ-PRO tornam possíveis novas experiências que vão ao encontro destas expetativas e até as superam.

Onde quero

Totalmente autónomo, um ‘pod auxiliar’ do EZ-PRO pode estacionar praticamente no local de residência ou de passagem de um destinatário para facilitar a entrega. Este local pode até mesmo ser alterado durante a entrega.

Quando quero

Utilizável a pedido, o EZ-PRO adequa-se às necessidades de quem se serve dele em termos de tempo. Um comerciante pode, assim, solicitar a entrega dos seus produtos, exatamente antes da abertura da sua loja.

Assistente

Nem todas as embalagens podem ser recolhidas diretamente pelo destinatário final. Nem todos os destinatários finais podem, forçosamente, deslocar-se para ir recolher uma embalagem. Nas duas situações, o assistente está lá!

Ao pé da porta

O Renault EZ-PRO é um veículo de entregas zero emissões, dedicado à distribuição nos centros urbanos, capaz de assegurar a todos os habitantes entregas à porta.

Tranquilidade

O sistema de cacifos desbloqueáveis por smartphone do protótipo EZ-PRO garante, aos destinatários, total tranquilidade: nenhum transeunte terá acesso às encomendas em seu lugar.

Adaptados

Os cacifos e os diversos modos de entrega propostos no EZ-PRO estão adaptados à diversidade de embalagens transportadas, quer sejam objetos frágeis, livros, roupa acabada de passar a ferro, alimentos frescos ou até mesmo medicamentos.

Digital

Para o utilizador final, a experiência de entrega é 100% digital, desde a escolha do momento e do local de passagem do EZ-PRO, até ao bloqueio dos cacifos, passando pelo seguimento em tempo real.

Elementos técnicos

Carenagem

As rodas são o único elemento da plataforma que dispõe de carenagem, que serve para proteger os elementos mecânicos (o que implica menos manutenção) e evitar as projeções.

Sensores

Os sensores da condução autónoma (radares, lidars, ultrassons, câmaras) estão instalados na face interior da carenagem. Estes elementos técnicos são, por conseguinte, independentes dos contentores que estão fixos à plataforma e que são, por definição, permutáveis.

Elétrico

O Renault EZ-PRO é construído sobre uma plataforma reservada à respetiva motorização elétrica (a mesma do EZ-GO) e instalada sobre o eixo traseiro. As baterias estão situadas sob o piso.

4CONTROL

Cada ‘pod’ dispõe de um chassis 4CONTROL de quatro rodas direcionais, para oferecer mais agilidade e segurança na cidade.

Suspensão ativa

As suspensões ativas permitem elevar os ‘pods’ vários centímetros quando estão em circulação, para facilitar, por exemplo, as passagens nas lombas.

Fixação

A parte mais alta do ‘pod principal’ e os contentores dos ‘pods auxiliares’ são fixos à plataforma através de hastes frontais e laterais distribuídas em volta do veículo. Estas hastes são identificáveis pela cor verde, que carateriza os detalhes funcionais e as zonas de manuseamento do EZ-PRO.

Indução

O Renault EZ-PRO dispõe de um sistema de carregamento das baterias por indução, para permitir uma ligação automática sem intervenção humana.

Fotovoltaico

Os tejadilhos tanto do ‘pod principal’ como dos ‘pods auxiliares’ estão dotados de sensores fotovoltaicos que alimentam, energicamente, os equipamentos elétricos do veículo.

Alerta

Situados à frente e atrás dos ‘pods’, os frisos luminosos servem para avisar os transeuntes do que o ‘pod’ irá fazer. Por exemplo, estacionar, durante uma entrega, ou sair do lugar de paragem.


Ficha técnica: Renault EZ-PRO em números

Comprimento: 4,80 m
Largura: 2,10 m
Altura: 2,20 m
Distância entre eixos: 3,88 m
Peso do pod principal autónomo: 2 500 kg
Peso do pod-robô autónomo: 2 800 kilos

Volume

  • pod principal: 6m3
  • pod-robô: 12 m3

Carga útil

  • pod principal: 1 tonelada
  • pod-robô: 2 toneladas

Motorização: 1 motor elétrico
Carregamento: indução
Rodas motrizes: traseiras
Rodas direcionais: frente/traseiras

 

Já nos segue nas redes sociais?

Siga-nos no Facebook e no Instagram.

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial