Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

A Renault regressa ao pódio, primeira marca em França e segunda na Europa

11/07/2023

    • As vendas mundiais da marca Renault, no primeiro semestre, atingiram as 770.807 unidades*, +11% em relação ao primeiro semestre de 2022. A marca aumentou a sua quota de vendas nos canais mais rentáveis e nos segmentos mais geradores de valor.

    • Na Europa, a marca Renault aumentou as vendas em 21% para 501 985 unidades e tornou-se a segunda marca mais vendida do mercado. O Reino Unido (+61%), os Países Baixos (+58%), Espanha (+47%) e Itália (+35%) foram responsáveis por uma grande parte deste crescimento.

    • A Renault foi o número 1 em França, tanto no mercado dos Veículos de Passageiros (VP), com 144 715 vendas, como no mercado dos Veículos Comerciais Ligeiros (VCL), com 54 239 vendas.

    • A Renault continuou a sua expansão no segmento C, com um aumento de 42% nas vendas, impulsionada pelo sucesso do novo Austral, do Arkana e do Megane E-Tech 100% Elétrico.

    • No mercado eletrificado**, as vendas da Renault aumentaram 17%, graças à dupla oferta de modelos VE e híbridos (Full Hybrid).

    • A Renault manteve um mix de canais saudável, com mais de 1 em cada 2 vendas a clientes de retalho na Europa.

    • A Renault continuou a ter um desempenho de nível superior no mercado dos VCL, com um crescimento de vendas de dois dígitos a nível mundial (+21,5%) e, em especial, na Europa (+25,4%).

* Todos os valores sem as vendas na Rússia.

** Incluindo EV, Híbridos (HEV) e Híbridos Plug-In Hybrid (PHEV), excluindo os Mild-Hybrid (MHEV).

A marca Renault vendeu um total de 770 807 automóveis (VP e VCL) a clientes, em todo o mundo, no primeiro semestre de 2023 (+11%).

Na Europa, as vendas unitárias, no primeiro semestre de 2023, aumentaram 21% para as 501.985 unidades (VP e VCL). Tal como em 2022, a marca mostrou um progresso significativo nos segmentos de alto valor - o crescente mercado eletrificado**, o segmento C, o mercado de retalho e o negócio de VCL.

CRESCIMENTO NO MERCADO ELETRIFICADO

O forte crescimento das vendas de VHE (+40%), com 83.000 unidades, impulsionou a progressão da marca Renault na via da eletrificação - as vendas globais aumentaram 17% para 132.500 automóveis. O Austral, com 65% de vendas nas versões VHE, e o Arkana, com 55% de vendas VHE, contribuíram significativamente para este sucesso.

O Megane E-Tech 100% Elétrico, que vai estar à venda, durante um ano inteiro, em 2023, atingiu mais de 23 000 vendas no primeiro semestre. É o automóvel elétrico mais vendido do seu segmento em França. O Megane representou quase 50% das nossas vendas de VE, que totalizaram 48 000 unidades. A partir do segundo semestre de 2023, o Megane vai internacionalizar-se, com o início das vendas na Turquia e no Brasil.

CRESCIMENTO NAS ATIVIDADES DE ELEVADO VALOR

A gama de modelos do segmento C representa uma parte cada vez maior das vendas da marca Renault: com vendas unitárias de cerca de 136 195 automóveis, o volume aumentou 42%.

O Renault Austral representou uma boa parte deste sucesso, com 39 495 vendas no primeiro semestre de 2023, enquanto o Renault Arkana progrediu, com 41 821 vendas no primeiro semestre de 2023.

Apesar das persistentes restrições na oferta, a Renault atingiu o seu objetivo de vendas a retalho, mantendo-o a um nível otimizado, com mais de um veículo, em cada dois, vendido a clientes particulares. O mix retalhista atingiu 51% no primeiro semestre de 2023, o que representa +8 pontos em relação à média do mercado (43%).

CRESCIMENTO NO MERCADO DOS VCL

A Renault continua a superar o seu desempenho no mercado dos VCL, com um crescimento de vendas de dois dígitos. As vendas mundiais atingiram 186.000 unidades (+21,5%), enquanto, na Europa, as vendas aumentaram 25,4% para 144.250 unidades, isto num mercado que cresceu 11,7%.

Este desempenho dinâmico foi impulsionado pelo sucesso dos produtos mais emblemáticos: Kangoo (+11,7%), Express (+48,9%), Master (+13,8%) e Trafic (+36%), todos líderes nos seus segmentos.

A Marca também esteve acima da tendência na LATAM – América Latina - (+19%), com 27.833 unidades, num mercado que cresceu 11,9%, graças aos bons desempenhos do Oroch (+36,8%), Kangoo (+21,9%) e Master (+15,9%).

Pioneira nos veículos comerciais eletrificados há 12 anos, com o Kangoo e o Master, a marca vai prosseguir esta dinâmica com o lançamento do Trafic Van E-Tech e a apresentação de um novo furgão multi energias, antes do final do ano.

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