Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

Estreia mundial também em Portugal: Carregamento bidirecional de veículos elétricos

22/03/2019

O Grupo Renault, líder na Europa na venda de veículos elétricos, inicia as primeiras experiências de grande escala para o carregamento bidirecional, em corrente alterna, de veículos elétricos.

A tecnologia utilizada integra, no automóvel, um carregador reversível, o que permite reduzir de forma significativa, os custos dos postos de carregamento associados.

Os testes têm início em Portugal, mas também na Holanda.

 

 «Com esta iniciativa, o Grupo Renault assume plenamente o seu papel de líder da mobilidade elétrica para todos. O carregamento bidirecional é um dos pilares dos ecossistemas elétricos inteligentes desenvolvidos pelo Grupo Renault. Nós escolhemos uma tecnologia, integrada no veículo, que permite otimizar o custo das estações de carregamento e, por conseguinte, possibilitar o seu desenvolvimento em larga escala.», Gilles Normand, Diretor do Veículo Elétrico do Groupe Renault.  


Os benefícios do carregamento bidirecional

O princípio do carregamento bidirecional, também chamado de carregamento reversível ou «vehicle to grid» (V2G), modula o carregamento ou o descarregamento da bateria do automóvel em função das necessidades do utilizador e da oferta de eletricidade disponível na rede. O carregamento pode, por exemplo, ser realizado quando a oferta de eletricidade é superior às necessidades, embora, com o carregamento bidirecional, os veículos sejam, igualmente, capazes de fornecer eletricidade à rede elétrica. Os veículos elétricos podem, assim, servir como unidades de armazenamento temporário de energia, tornando-se um elemento chave para o desenvolvimento das energias renováveis. Por outro lado, os clientes, podem beneficiar de uma eletricidade mais económica, sendo mesmo remunerados pelo serviço de fornecimento de energia à rede eléctrica.

 

Preparar a futura oferta de carregamento bidirecional do Grupo

O carregamento reversível será testado associado a projetos (ecossistemas elétricos ou serviços de mobilidade) em 7 países diferentes e em colaboração com diferentes parceiros. Os primeiros testes, com início imediato, realizam-se em Portugal e na Holanda e têm como objetivo medir a realização, a grande escala, e quantificar os ganhos potenciais associados. Em particular:

  • Validar a vantagem técnica e económica da solução de carregador reversível instalado no automóvel elétrico;
  • Demonstrar, concretamente, o valor da carga bidirecional para a rede elétrica local e nacional, através do favorecimento das soluções renováveis como o solar ou a eólica, controlar a frequência e a tensão da rede, bem como a redução dos custos da infraestrutura da rede elétrica;
  • Trabalhar sobre o enquadramento regulamentar de existência de um dispositivo móvel de armazenamento de energia e propor soluções concretas para o desenvolvimento;
  • Criar standards cuja existência é obrigatória para o desenvolvimento e aplicação do carregamento reversível numa vasta escala.

Visite o Blogue Groupe Renault.


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