Arbitragem de conflitos de consumo

Conforme Lei nº 144/2015, o consumidor pode recorrer ao CNIACC – Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo, com sítio em www.cniacc.pt.
O recurso a esta entidade apenas se aplica aos casos de arbitragem necessária previstos pelo artigo 14.º da Lei n.º 24/96, de 31 de julho - Lei de Defesa do Consumidor- na redação dada pela Lei n.º 63/2019, de 16 de agosto.

RENAULT GANHA TERRENO COM GAMA ELETRIFICADA E NEGÓCIOS DE ELEVADO VALOR

17/01/2023

As vendas mundiais da Renault atingiram as 1,466,729 unidades*, das quais 832.605 registadas na Europa e 634,124 nos mercados internacionais.

A Renault é a terceira marca no mercado de Automóveis 100% elétricos (EV) e a segunda no mercado de Híbridos (full-hybrid), na Europa.

Melhor Mix de Modelos com forte crescimento no segmento C na Europa (+21%), graças ao sucesso do Arkana e do Megane E-Tech Electric.

Melhoria do Mix do Canal de vendas na Europa, com mais de 1 em cada 2 vendas a clientes privados, e uma posição de liderança em França.

43% das vendas foram registadas fora da Europa, graças ao forte desempenho na América Latina (+8%), na Turquia (+23%) e em Marrocos (+11%).

Num contexto de limitações ao fornecimento, as vendas da marca Renault ascendem a 1,466,729 unidades, -9,4 % face a 2021

Na Europa, a Renault atinge uma quota de mercado de 6,4% (-0,7 pts face a 2021) com 832,605 unidades. Tal como em 2021, a marca mostra um progresso significativo nas áreas de elevado valor - o crescente mercado eletrificado**, o segmento C, o mercado retalhista e o negócio dos VCL.

Mercado eletrificado

Em 2022, a Renault tornou-se a 3ª marca na eletrificação (mercado CP) com 228,000 veículos vendidos (+ 12% vs 2021). A Renault é a terceira marca europeia em vendas de VE.

Em linha com as ambições de alcançar um mix mais “verde” no mercado europeu até 2025, com mais de 65% de automóveis eletrificados no mix de vendas, a Renault aumentou o mix de vendas eletrificadas em +9 pts face a 2021. A gama E-Tech (BEV e motorizações Híbridas) já representou 39% das vendas de automóveis de passageiros Renault na Europa, em 2022, enquanto a média do mercado é de 31%.

O novo Megane E-Tech Electric completou a oferta BEV na Europa, na segunda metade de 2022, e tornou-se, desde logo, um dos automóveis BEV mais populares no mercado retalhista, com 33.000 vendas, sendo a maioria respeitantes a versões de topo, com uma autonomia de 450-km e sistema Open RLink, alimentado pela Google®. Em 2023, a Renault vai lançar o Megane E-Tech Electric fora da Europa.

A tecnologia híbrida (HEV) está em plena expansão, com 117.000 unidades, +64% face a 2021. Esta tecnologia, muito procurada pelos clientes privados, atinge um mix de 30% no Clio, 31% no Captur, 65% das vendas no Arkana e já é a versão fulcral do Novo Austral. Em 2022, a Renault foi a segunda marca, na Europa,em vendas de HEV.

Negócios de elevado valor

A Renault atingiu o seu objetivo de vendas a retalho, com mais de um em cada dois automóveis vendidos a clientes particulares. O mix retalhista subiu assim +8 pontos face a 2021, para atingir 51%, ou seja, +7 pontos face à média do mercado. A quota do mercado retalhista melhorou em +0,3 pt face a 2021, até aos 6,1% na Europa.

O crescimento do segmento C está a ganhar ritmo: As vendas da Renault estão a crescer 21%, com mais de 200,000 unidades matriculadas. O sucesso do Renault Arkana continua, com mais de 80,000 vendas em 2022 (o dobro em relação a 2021 – 41,800 vendas).

VCL

No mercado europeu de VCL, a Renault alcançou a segunda posição, com uma quota de mercado estável de 14,4%. Em 2022, a Renault completou a gama VCL com os novos Kangoo EV e Master EV, para satisfazer as expectativas dos clientes e em linha com as suas ambições de eletrificação. A Renault ocupa o 1º lugar no segmento dos comerciais de pequeno porte e o 2º no segmento dos comerciais de médio/grande porte.

Fora da Europa, a Renault cresce nos seus mercados-chave. Os volumes de vendas totalizaram as 634,124 unidades e são estáveis em relação a 2021. A percentagem de vendas fora da Europa atinge 43,2% das vendas totais da marca.

A Turquia, com um volume de 99.639 automóveis vendidos (+22,6% vs 2021), e uma quota de mercado de +1,7pt, para um total de 12,7%, torna-se o 4º mercado para a Renault, com a linha de produtos a responder perfeitamente às necessidades do mercado.

Em Marrocos, o volume de vendas aumentou 11,4% para 26.385 veículos, e a quota de mercado atingiu um recorde nos últimos 10 anos, com 16,3% (+2,9 pontos).

Na Índia, as vendas diminuíram 9% e a quota de mercado em -0,7 pt. A Renault continua a ser o principal OEM europeu no mercado indiano.

Na América Latina, a Renault teve um excelente desempenho com 283,116 vendas, +8% face a 2021. O volume de vendas aumentou 26% na Argentina e 30% no México, graças ao sucesso do Kwid, o 4º automóvel de CP (Clientes Particulares) mais vendido na América Latina.

VENDAS TOTAIS CP+VCL

    Fim de dezembro*  
  2021 2022 % variação
RENAULT      

CP

1,088,836

1,188,002

-8.3

VCL

326,810

374,160

-12.7

CP + VCL

1,415,646

1,562,162

-9.4

RENAULT KOREA MOTORS      

CP

51,083

57,480

-11.1

TOTAL      

CP

1,139,919

1,245,482

-8.5

VCL

326,810

374,160

-12.7

CP + VCL

1,466,729

1,619,642

-9.4

* Perímetro = sem Rússia

 

RANKING DOS 15 MAIORES MERCADOS - ANO COMPLETO 2022*

Ranking

Mercados

Volumes

(unidades)

CP+VCL M/S

(em %)

1

FRANÇA

335 971

17.9

2

BRASIL

126 689

6.5

3

ALEMANHA

100 338

3.5

4

TURQUIA

99 639

12.7

5

ÍNDIA

87 118

2.0

6

ITÁLIA

72 442

4.9

7

ESPANHA

65 507

7.0

8

COREIA DO SUL

52 621

3.2

9

COLÔMBIA

49 521

20.9

10

REINO UNIDO

48 728

2.6

11

ARGENTINA

44 696

11.8

12

MÉXICO

36 598

3.4

13

BÉLGICA+LUXEMBURGO

30 646

6.5

14

POLÓNIA

27 303

5.7

15

ÁFRICA DO SUL+NAMÍBIA

27 251

5.4

* Perímetro = Renault + RKM e CP+VCL

Siga a Gilauto

ARBITRAGEM DE CONFLITOS DE CONSUMO    |   LIVRO DE RECLAMAÇÕES

O Grupo Auto-Industrial garante um esforço de atualização de conteúdos e de correção de eventuais erros detetados,
mas não assume qualquer responsabilidade se, por lapso, for publicada alguma informação incorreta.

Ao Grupo Auto-Industrial reserva-se ainda o direito de alterar unilateralmente, em qualquer altura e sem quaisquer restrições, as especificações dos produtos divulgados neste site.
Confirme sempre todas as informações junto de um dos nossos concessionários.

© Gilauto | Grupo Auto-Industrial